quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FAPESP cria código para cientistas.

Quando li a matéria no jornal O Estado de São Paulo [28/09/2011] fiquei assustada. O sub-título é:
"Texto define critérios para impedir conflitos de interesse e fraudes [grifo nosso], além de tratar da punição de irregularidades."
Não é assustador? 
Será que a Ciência precisa disso? Um código para evitar a perda da confiança nos trabalhos científicos? Fraudes? 
Plágios?
Há até punições, explícitas no código, como cartas de repreensão, cancelamento de bolsas, devolução do dinheiro aplicado pela FAPESP no projeto......
Eu coordenei um projeto FAPESP, em 1998, e lembro que foi muito difícil segurar a má aplicação do dinheiro, apesar do Termo de Outorga. Mas eu consegui! E consegui porque sou honesta. Não me deixei levar pelos outros.
Dinheiro público é dinheiro público. Deve ser utilizado APENAS para alcançar as metas do projeto e fim! Nada além disso. O resto é devaneio.
Minha parceria com a FAPESP foi ótima. Excelente, mesmo. Na prestação de contas devolvi os centavos e os talões de cheque não utilizados. Tudo direitinho......
Ao que parece o código da FAPESP veio atender a uma solicitação, enquanto pioneiro. O CNPq estuda um texto que norteie a atuação dos cientistas para, futuramente, cuidarem das denúncias de irregularidades. 
É ver para crer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário